ORIENTAÇÃO VISA PARA FUNERÁIAS

Assunto: ORIENTETAÇÃO SERVIÇOS FUNERÁRIOS

Conforme Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020, atualizada em 21/03/2020, orienta-se:

– O manuseio do corpo deve ser o menor possível.
– O corpo não deve ser embalsamado.
– Deve-se realizar a limpeza externa do caixão com álcool líquido a 70% antes de levá-lo para ao velório.
– De preferência, cremar os cadáveres, embora não seja obrigatório fazê-lo.
– Após o uso, os sacos de cadáver vazios devem ser descartados como resíduos enquadrados na RDC 222/2018.

Recomendações sobre o transporte: O(s) funcionário(s) que irá (ão) transportar o corpo do saco de transporte para o caixão, deve(m) usar Equipamento de Proteção Individual (E.P.I.) como: luvas, avental impermeável e máscara cirúrgica. Remover adequadamente o E.P.I. após transportar o corpo e higienizar as mãos com água e sabonete líquido imediatamente após remover o E.P.I.

Recomendações relacionadas ao Funeral: Atendendo à atual situação epidemiológica, os funerais deverão decorrer com o menor número possível de pessoas, preferencialmente apenas os familiares mais próximos, para diminuir a probabilidade de contágio e como medida para controlar os casos do novo corona vírus.

Recomenda-se às pessoas que:
– Devem ser evitados apertos de mão e outros tipos de contato físico entre os participantes do funeral;
– Recomenda-se que as pessoas dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica) não participem nos funerais; bem como, pessoas com sintomas respiratórios (febre, tosse, espirros, dificuldade para respirar);
– Recomenda-se que o caixão seja mantido fechado durante o funeral, para evitar contato físico com o corpo;
– Devem ser disponibilizados água, sabonete líquido, papel toalha e álcool gel a 70% para higienização das mãos;
– Sigam as medidas de higiene em todas as circunstâncias, sendo estas:
– se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel;
– utilizar lenço descartável para higiene nasal (descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos);
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Realizar a higiene das mãos.

ATENÇÃO!

Estas orientações apresentam medidas de prevenção e controle de infecções causadas por um VÍRUS NOVO e, portanto, estas orientações foram baseadas na Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 atualizada em 21/03/2020.

Assim, ressaltamos que estas orientações serão atualizadas conforme novas normas técnicas publicadas pelos órgãos competentes.