Cultura

Home Cultura

SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA E TURISMO

 Secretária de Esporte, Cultura e Turismo

Responsável:

E-mail: cultura@saltodepirapora.sp.gov.br

Atendimento das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

 

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo tem por objetivo estabelecer uma política cultural, democrática e permanente que tenha por princípio a cultura como força social de interesse coletivo; alavancar o turismo e as práticas esportivas do município, garantindo o acesso à toda população, pactuando como esferas de poder e agindo com responsabilidade sócio ambiental.

 

Divisão de Cultura

Av. Lydia David Haddad,150 – Campo Largo
Telefone: (15) 3292-4322

Email: cultura@saltodepirapora.sp.gov.br

Responsável: Carlos Alberto Doles Junior

Chefe de Divisão de Cultura e Lazer

Atendimento das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

A Divisão de Cultura tem como objetivo apresentar e desenvolver diversas modalidades artísticas e culturais, ampliando e valorizando o universo cultural de Salto de Pirapora, promovendo o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania do município.

BAMASP – Banda Marcial de Salto de Pirapora

Tendo como regente Wanderson Benedito Mariano mais conhecido como Café e coreógrafa Juliana de Almeida Silva Mariano, a BANMASP começou no ano de 2002 na Escola Estadual Afonso Vergueiro, como uma fanfarra, e em dois anos se tornou Banda Marcial. No ano de 2006 a Prefeitura de Salto de Pirapora, municipalizou a banda.

Este projeto desde sua fundação, através da formação musical e da dança, desenvolve um trabalho social com alunos da rede de ensino pública do município, tenho como principal objetivo a formação social, incitando-lhes a disciplina, noções de cidadania e melhorias no desempenho escolar.

A BANMASP tem um repertório diversificado passando de músicas populares, para o repertório rudimentar e erudito, tendo participação em muitos concursos, entre os quais foi campeã estadual, campeã paulista, campeã da copa do Brasil e bi-campeã Brasileira de Bandas e Fanfarras, todos na categoria juvenil. Além destes concursos, participou de programas televisivos como o “Revista de Sábado” e o “De ponta a ponta” da TV Tem, programa do Gugu na Record e por duas vezes do quadro “Construindo um Sonho” do programa do SBT Domingo Legal.

E até hoje o projeto rende frutos, fazendo a diferença na vida de muitos adolescentes que já vivem de música, estudam ou estudaram nos Conservatórios de Tatuí e de Piedade.

Além de proporcionar muito orgulho ao nosso município, apresenta um trabalho de muita qualidade, seriedade e diversidade para várias cidades da região onde a BANMASP tem sido sempre convidada e acolhida com muito carinho.

Responsável:

Corporação Musical Lyra São João Batista

 

Reativada em 19 de agosto de 1998, através da Lei Municipal 992/99 pelo prefeito Santelmo Xavier Sobrinho, desenvolve esta arte cultural que é a mais antiga da cidade e muito valorizada pela população.

Em 1º de junho de 2014 a Corporação completou 56 anos de fundação realizando um lindo evento em comemoração no coreto da Praça Matriz. O evento tornou a manhã deste dia memorável para todos que tiveram a oportunidade de apreciar música de qualidade.

A Corporação é formada por 20 músicos, tendo como regente José Orlando Leite.

José Orlando Leite – Mestre

Laura Cipriano – Clarinete

Bruna Cipriano – Clarinete

Inara Cipriano – Clarinete

André Murici – Clarinete

Giovani Moreira – Sax Alto

Marcelo Ap de Paula – Sax tenor

José Vagner Almeida – Trompete

Robson Juliano dos Santos – Trompete

Nelson Francisco Silva – Trompete

Monique Ferraz – Trombone

Daliel Ebraim Dias – Trombone

Claudio Antunes- Trombone

Diego Henrique Brazil – Bombardino

Evandro Telos – Tuba

Aristides de Almeida – Tuba

Jean Ricardo de Oliveira – Caixa

Jose Carlos Marques – Bombo

Sebastião Ribeiro (Pelé) – Pratos

Robson Alexandre Dias – Bateria

leitor de páginas Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support