Cultura

Home Cultura

SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA E TURISMO

 Secretária de Esporte, Cultura e Turismo

Responsável: Carmem Silva Machado

E-mail: cultura@saltodepirapora.sp.gov.br

Atendimento das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

 

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo tem por objetivo estabelecer uma política cultural, democrática e permanente que tenha por princípio a cultura como força social de interesse coletivo; alavancar o turismo e as práticas esportivas do município, garantindo o acesso à toda população, pactuando como esferas de poder e agindo com responsabilidade sócio ambiental.

 

Divisão de Cultura

Av. Lydia David Haddad,150 – Campo Largo
Telefone: (15) 3292-4322

Email: cultura@saltodepirapora.sp.gov.br

Responsável: Carlos Alberto Doles Junior

Chefe de Divisão de Cultura e Lazer

Atendimento das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

A Divisão de Cultura tem como objetivo apresentar e desenvolver diversas modalidades artísticas e culturais, ampliando e valorizando o universo cultural de Salto de Pirapora, promovendo o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania do município.

BAMASP – Banda Marcial de Salto de Pirapora

Tendo como regente Wanderson Benedito Mariano mais conhecido como Café e coreógrafa Juliana de Almeida Silva Mariano, a BANMASP começou no ano de 2002 na Escola Estadual Afonso Vergueiro, como uma fanfarra, e em dois anos se tornou Banda Marcial. No ano de 2006 a Prefeitura de Salto de Pirapora, municipalizou a banda.

Este projeto desde sua fundação, através da formação musical e da dança, desenvolve um trabalho social com alunos da rede de ensino pública do município, tenho como principal objetivo a formação social, incitando-lhes a disciplina, noções de cidadania e melhorias no desempenho escolar.

A BANMASP tem um repertório diversificado passando de músicas populares, para o repertório rudimentar e erudito, tendo participação em muitos concursos, entre os quais foi campeã estadual, campeã paulista, campeã da copa do Brasil e bi-campeã Brasileira de Bandas e Fanfarras, todos na categoria juvenil. Além destes concursos, participou de programas televisivos como o “Revista de Sábado” e o “De ponta a ponta” da TV Tem, programa do Gugu na Record e por duas vezes do quadro “Construindo um Sonho” do programa do SBT Domingo Legal.

E até hoje o projeto rende frutos, fazendo a diferença na vida de muitos adolescentes que já vivem de música, estudam ou estudaram nos Conservatórios de Tatuí e de Piedade.

Além de proporcionar muito orgulho ao nosso município, apresenta um trabalho de muita qualidade, seriedade e diversidade para várias cidades da região onde a BANMASP tem sido sempre convidada e acolhida com muito carinho.

Responsável:

Corporação Musical Lyra São João Batista

 

Reativada em 19 de agosto de 1998, através da Lei Municipal 992/99 pelo prefeito Santelmo Xavier Sobrinho, desenvolve esta arte cultural que é a mais antiga da cidade e muito valorizada pela população.

Em 1º de junho de 2014 a Corporação completou 56 anos de fundação realizando um lindo evento em comemoração no coreto da Praça Matriz. O evento tornou a manhã deste dia memorável para todos que tiveram a oportunidade de apreciar música de qualidade.

A Corporação é formada por 20 músicos, tendo como regente José Orlando Leite.

José Orlando Leite – Mestre

Laura Cipriano – Clarinete

Bruna Cipriano – Clarinete

Inara Cipriano – Clarinete

André Murici – Clarinete

Giovani Moreira – Sax Alto

Marcelo Ap de Paula – Sax tenor

José Vagner Almeida – Trompete

Robson Juliano dos Santos – Trompete

Nelson Francisco Silva – Trompete

Monique Ferraz – Trombone

Daliel Ebraim Dias – Trombone

Claudio Antunes- Trombone

Diego Henrique Brazil – Bombardino

Evandro Telos – Tuba

Aristides de Almeida – Tuba

Jean Ricardo de Oliveira – Caixa

Jose Carlos Marques – Bombo

Sebastião Ribeiro (Pelé) – Pratos

Robson Alexandre Dias – Bateria